Oferecer suporte sócio assistencial aos pacientes e suas famílias, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, baixa renda, risco pessoal e social, nos diversos ciclos de vida, assegurando melhoria no processo de habilitação e reabilitação, outrossim, na prevenção de agravamento das doenças e reinserção à vida comunitária, mediante execução de programas e projetos, de forma planejada e integral.
O profissional do Serviço Social atua junto aos pacientes e familiares com vistas à efetivação do acesso à saúde e demais políticas públicas.
Por meio do estudo socioeconômico, avalia os impactos dos determinantes sociais no processo saúde-adoecimento, os quais podem comprometer a aderência ao tratamento proposto.
Viabiliza, também, o acesso aos direitos previstos ao paciente e promove a articulação com os recursos institucionais internos e externos.
Os assistentes sociais estão presentes em unidades de saúde para atender as solicitações específicas de cada etapa do tratamento apresentadas pelos pacientes e familiares.
O profissional está habilitado a avaliar os critérios para que os pacientes solicitem seus direitos sociais, ajudando a providenciar a liberação da documentação pertinente ao tratamento e orientar as formas de acesso.
FONTE: ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
Atendimento Social: Profissional: Jessica de Cassia Moreno Zanchetta / CRESS: 56.837
Horários de atendimento:
- Segunda-feira: 10:30 as 16:30
- Terça-feira: 10:30 as 16:30
- Quarta-feira 10:30 as 16:30
- Quinta-feira 10:30 as 16:30
- Sexta-feira 10:30 as 16:30